...vai para.............ESTOCOLMO, SUÉCIA!
Sim, meus queridos. É com essa alegria toda que inicio o relato da viagenzinha pra Suécia. É, assumo que estou ficando metida, ainda mais começando as viagens pelos países mais caros - Noruega e Suécia - (coincidentemente). Mas se pararmos para pensar, faz sentido: no início do intercambio você ainda tem um dinheirinho. E, de qualquer forma, as duas viagens foram muito oportunas.
Enfim, para ir a Estocolmo, by Ryanair, claro, paguei 16 euros cada trecho. Isso, com taxa, deu papo de 38 euros ida e volta. A merda da Ryanair é que deixa sempre em aeroportos distantes, logo, morri em uns 26 do onibus - ida e volta - do aeroporto pra Estocolmo (centro) e vice versa. O hostel que reservei foi o mais barato que encontrei - 25 euros, quarto com 28 cabeças - e bem localizado (dica do Fábio, amigo meu que se hospedou lá quando foi). Vale salientar que o hostel dava café e chá, macarrão (e, malandros, vendiam o molho para quem quisesse cozinhar; nem era caro!) e ainda tinha incluído um café da manhã, com pão, biscoito, geleias, leite.
O Hostel - Best Hostel Stockholm Old Town - fica na parte velha da cidade - Gamla Stan, bem turística, com prédios importantes, incluindo o palácio, e mil lojinhas lindas! Pra quem não sabe - e eu me incluia nessa! - Estocolmo é formada por 14 ilhas e é conhecida por aqui como a Veneza do Norte. De fato, consegui enxergar semelhanças, sobretudo nessa parte antiga da cidade, nas ruas estreitas, etc. Mas a cidade vai além, sabe?! A impressão é de que cada ilha tem um estilo, uma cara, uma característica que se sobressai mais. Essa geografia da cidade, cercada de água, repleta de pontes, barcos, transatlanticos, faz tudo ficar ainda mais encantador. E eu digo isso porque não esperava grandes coisas da cidade...e aaaii de quem trocar Estocolmo por Oslo! Nessa rivalidade aí, dá Suécia disparado!
Bem, para os que pensam em ir para lá, 2 dias são suficientes para brincar. A não ser que você seja fascinado por museus - a cidade tem mais de 70 deles! Você acha um a cada esquina! No entanto, pelas minhas pesquisas, conselhos alheios e observações lá, o que vale a pena MESMO é o Vasa Museu - onde você larga 110 dinheiros (estudante 80).
(Adoro essa nomenclatura para me referir aos SEK, coroa sueca...imagine só: 25 dinheiros num café, 80 num mc donald da vida, 200 e pouco pra entrar numa boate...hahahaha num é o máximo?! Fico pensando nas crianças lá...que jamais ficam orgulhosas em saber contar até dez: é só a partir de 100 que da pra brincar de ser inteligente por lá!)
VASA MUSEU
Voltando ao Vasa. Com folheto de informação e site traduzido para o português, já ganhou meu respeito! Aproveitemo-nos das informações:
"O Vasa é o único navio de guerra do século XVII existente no mundo. Com 95% do casco original do barco preservado e ornamentado com centenas de esculturas talhadas, o Vasa é um tesouro artístico único e uma das maiores atracções turísticas do mundo. A 10 de Agosto de 1628, um potente navio de guerra deixava o porto de Estocolmo. Era o recentemente construído Vasa, cujo nome se deve à dinastia Vasa reinante. À medida que o imponente navio se deslocava lentamente na direcção da entrada do porto, levantou-se uma rajada de vento. O Vasa inclinou-se, mas voltou a endireitar-se. Uma segunda rajada de vento fez com que o barco se inclinasse completamente para um dos lados. A água infiltrou-se através das canhoneiras abertas e o Vasa afundou-se, levando com ele para as profundezas do mar, pelo menos, 30 ou mesmo 50 dos 150 tripulantes. Só passados 333 anos é que o Vasa voltou a ver a luz do dia. Após vários anos de preparação, o Vasa voltou novamente à superfície em 24 de Abril de 1961".




 |
| Para descer no mar |
 |
| Cinema digno, que conta toda a história do navio, com legenda (quando vi, tava em espanhol) |
CITY HALL
Outra parada interessante é fazer o tour guiado no tal City Hall. Ok, quando comentei isso com um sueco, ele riu a beça - pra eles qualquer parada de turista é ridículo, né?! Enfim, lá eles dão papel de informações em português também e o tour é de 40 minutos. Achei que fosse ficar cansada disso, mas passou lindamente rapidinho. O inglês da menina fofa que foi nossa guia era bem facinho de entender, ela era clara, informações curiosas, objetivas...
Lá, os pontos "altos" são o Salão Azul (que não é azul), local onde acontece o jantar do Premio Nobel (o Nobel da Paz é entregue em Oslo e os outros, em Estocolmo) e um outro salão dourado, muito bonito. A gente também passa pelo lugar onde os políticos se reunem uma vez por mês, se não me engano, para debater as coisas. Pequeno, mas organizado...espacinho pra imprensa no alto, com computadores, etc....gostei, gostei. Mas nada tão absurdo. O resto é aquilo, né, lustre bonito, pinturas, pã. Para isso, largamos 70 dinheiros, digo, SEK. Adulto era 90.
 |
| Salão Azul (???) |
 |
| Salão Dourado |
 |
| Torre do City Hall |
 |
| Politicagens |
 |
| Jardim do City Hall |
 |
Por fim, cada um segurando a serpente que pode
|
PALÁCIO REAL
Não fiz o passeio dentro do palácio porque meu amigo fez e disse que era beeem pobrinho. E ahhh, se nem a família real quis morar lá...por que eu iria?! Logo, queridos, economizei provavelmente uns 100 dinheiros - muito bem empregados numa refeição no MAX, rede de fast food local, com direito a trooooco! Voltando ao palácio, os guardinhas são mais bem humorados e menos rigidamente disciplinados como os de Londres, por exemplo (ai, comparação de gente metida a viajante!) É grande e imponente, até. Bem perto do hostel em que ficamos, de frente para o "mar".
 |
| Puxei papo, claro. Disse que "ele" ia pro Brasil. Aí ele se abriu todo agradecendo, né? |
 |
| Pura realeza! |
 |
| Troca da guarda: pouca sincronia e soldadinhos rindo |
TORRE DE TV, PRÉDIOS PÚBLICOS, MUSEU DE ARTE MODERNA
Tá, vou tentar ser mais sucinta agora - tenho certeza de que no máx 2 pessoas acompanham essa merda, lendo. A torre de tv não é uma atração impredível lá. Mas tínhamos tempo sobrando, então pensamos: por que não ver a vista panorâmica da cidade?! Tá, aí as pobres abriram o mapa e foram caminhando...e caminhando....e caminhando....no meio do mato, do nada...onde todo mundo vai de ônibus! Mas de ônibus? Pagando em SEK? Não, camiiiinha, gordinha. 1 hora de caminhada do hostel até aquela merda. 45 dinheiros pra subir e beber água do banheiro (que, malandramente, era quente. Logo, eu tive que beber correndo, antes de aquecer. Até mudei de banheiro pra desfrutar da água fria inicial de outro). É legal, mas nada demais. Só se tiver tempo sobrando mesmo.
Quanto aos museus, pra quem gosta, Estocolmo é o paraíso! Haja museu, putaquilpariuuu! Dizem que tem mais de 100. A gente passou pelo Nordiska e o Skansen, mas não entramos. Muito caros pra muito blablabla. Conheceríamos melhor a cultura local empregando o dinheiro numas cervejinhas e nos enturmando! Raaaam! Só fui ao museu de Arte Moderna porque queria ver a exposição Picasso x Duchamp. Ahhh, estudei Duchamp na faculdade, acho ele o máximo! E nem sabia dessa rixa com o Pica. Foi bem legal. A Ana ficou me esperando no hallzinho porque num ia morrer em....sei lá, 70 dinheiros!
 |
| Rua com 90 cm de largura (Mårten Trotzigs grand) |
 |
| Torre de TV |
 |
| Caminho sem fim! |
 |
| Parte da vista lá de cima |
 |
| Até a abelha na Suécia faz pose |
 |
| Comum: bares com cobertores |
 |
| Cozinha do hostel |
 |
| Vista da cozinha do hostel |
 |
| Cozinha onde eu e Ana faziamos nosso jantar: massa que o hostel dava! =D |
Bem, no geral, foi isso!
Agora, aguardemos a próxima viagem...que já tem data marcada, babeee: de 1 a 3 de outubro, Munique, Oktoberfest! =D
Beijooo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário