Não, o blog é podre, mas não caiu no esquecimento. Tenho esperado novidades substanciais pra postar aqui. E agora tá ficando mais interessante!
Como sabem, terça-feira eu fui para Belfast, capital da Irlanda do Norte, assistir aos shows do festival Tennent's Vital (Tennent's é o nome da cerveja que patrocina). De Dublin pra lá, peguei ônibus - 24 euros ida e volta. E leva só 2h20.
Saí 6h30 da manhã com o Heitor. A cidade é bonita, parece mais modeeerna que Dublin, tem, de repente, mais cara de Europa. Mas Dublin é mais bonita mesmo e com muito mais coisas pra se fazer!!!
Enfim, chegando cedo, larguei a mochila no hostel e comecei a desbravar a cidade. Mole, mole: em um dia você mata Belfast: o City Hall e o centro, o Museu do Titanic (foi construídolá!), uma espécie de shopping com a vista da cidade no topo, reloginho irmão pobre do Big Ben, etc.
| City Hall |
| Pra atravessar a rua: mais moderno que o de Dublin |
| Shopping no qual, do último andar, tem-se a vista panorâmica da cidade: aqui é de graça! |
| Irmão pobre do Big Ben |
MURO DE BELFAST
Talvez, apesar de aparentemente "simples" aos olhos de muitos, o que mais me chamou atenção foi o Muro de Belfast, a chamada "Linha da Paz". muro que foi construído nos anos 1970 para separar protestantes de católicos, cerca de concreto e arame farpado; mesmo depois dos acordos de paz, o muro - ou partes do mesmo - ainda mostra toda a segregação). Os conflitos religiosos na região vem de longa data. Mas na década de 60 ficou pior...e em 1972 aconteceu o episódio do "Bloody Sunday": quando católicos faziam uma manifestação pacífica e foram repreendidos pela polícia britânica, com a morte de 14 pessoas, dos quais 6 eram menores de idade. Na real, é um grande conflito que envolve política e religião: A Irlanda republicana/católica e a Irlanda unionista (fiel a Grã Bretanha)/protestante. Enfim. Em Belfast você vê bandeiras da Irlanda, de leve. E algumas regiões repletas de bandeiras do Reino Unido...a maioria lá é protestante - pelo que li, cerca de 58%.
"Hoje a maior parte desses muros, conhecida como Peace Lines (Linhas da Paz), continuam de pé – se constituíram em um surpreendente espaço de arte – não à toa, são chamados de Mural – no qual artistas os utilizam como telas urbanas para ilustrar sua visão da história. É sem dúvida é uma das maiores atrações de Belfast – cidade que viu raros turistas nas últimas décadas" (O Viajante, UOL).
MUSEU DO TITANIC
Nem todos sabem, mas o famoso Titanic foi construído em Belfast. Sendo assim, mesmo que tendo demorado um bom tempo para aprender a ganhar dinheiro com turistas, a construção do Museu do Titanic começou em 2009. Dizem que foi pra marcar o centenário da construção do navio. Bem, o Museu foi inaugurado em março de 2012: grande, moderno, bonito e muito interativo. Tornou-se, junto com o muro, mas num cunho totalmente diferente, uma das principais atrações de Belfast (que já num era lá muito turística!).
A entrada custa 13 libras para adultos e 9,50 para estudantes e os tours saem a cada 20 minutos. Mas na verdade, cada um roda lá sozinho, sem guia...nada é linear, necessariamente. Confesso que não esperava nada dele, logo, achei bem interessante até. Fala dados da construção, contexto da época até pessoas que morreram. Simuladores dos andares do navio, peças do mesmo, vídeos, um carrinho que você senta e vai te contando as etapas da produção... Se você quiser, fica horas lá. Mas, turistas malandros e objetivos matam em 50 minutos/1 hora, com direito a foto e vídeos - proibidos! Hahahaha.
-------------------------------
O FESTIVAL TENNENT'S VITAL
Não tem como não comparar com os festivais que acontecem no Brasil. Mas, a todo momento, minha comparação foi pró-Brasil. Sim, porque eu ODEIO nego que roda pela Europa, volta com depressão e achando que tudo no Brasil é pior e que tudo na Europa funciona perfeitamente. Pois bem, meus caros: darei as informações necessárias para vocês rebaterem qualquer blablabla de que "no velho continente tudo é melhor".
Animação: bobagem, né?! Nego quase num pulava...meio devagar...mesmo nas músicas mais animadas. Mas ok, isso pode ser porque em festival o clima é diferente...cada um quer ver uma coisa!
Bebedeira: nego aqui BRINCA de beber. Num importa a idade. A questão é: bêbados no Brasil, por mais chatos que sejam, nào chegam aos pés dos daqui. Eles são totalmente sem noção, caem, mal conseguem falar, não param de beber. Tornam-se arrogantes, às vezes. Sentem-se demais. E detalhe: mesmo no festival - em que uma cerveja de 500 ml custava 4 libras - eles compram várias de uma vez só. E vi muitas danadas viraando copos!
Filas: tem, de fato, muitas filas para comprar bebida, todas divididas devidamente. No início do evento, sobram pessoas para atender. Depois, fica cheio também, mas funciona até. Principalmente porque as filas são "verticais", todas separadas por aquelas grades e com seguranças controlando. Mas elas ainda assim existem. Europeu também adora um aglomerado. Várias vezes vi caixas vazios e filas lotadas do lado. Vai entender!
Preços: pensando na moeda local e nos preços locais, não achei tão caro o preço das bebidas. Cerva 4 conto. Água 1,50. Tá digno até. As comidas que eram mais carinhas....eram vários trailers com hamburgueres - 4,5/5,50 , pizzas, batata frita (óbvio!) - 3,50.
Ingresso: Não peguei fila para entrar no festival, porque também num cheguei na hora em que abriram os portoes - 15h30. Logo na entrada, onde muitas pessoas bebiam e garrafas de vinho, latas de cerveja, etc estavam jogadas (falta de fiscalização detectada, visto que é proibido beber na rua; falta de lixo e gente educada para colocar o lixo no lugar certo!), um maluco meio alterado, novo, tava discutindo com o cara da entrada, que não tava deixando ele entrar. Não deu pra entender bem, porque num pude ficar parada ali, mas ou o ingresso era falsificado ou tava barrando o maluco porque ele tava muito louco. Acho que foi a primeira opção, porque ele repetia: "Eu comprei esse ingresso! Eu paguei por ele na ticketmaster e vou entrar!". Amém.
Banheiro: ahhh, aí só pensei no Brasil! Quaaaanta semelhança, meu Deus! Filas, falta de controle do que era masculino e feminino (tudo misturado), gente lerda, demora na reposição do papel no banheiro. E o mais bizarro: no meio da passagem e das filas pros banheiros químicos, colocaram uma espécie de mictório, com quatro lugares, no formato de um "poste". Logo, você tava na fila ou passava pros banheiros do canto e via amarradona os malucos mijando. Hahahahahaha. Adoooro o primeiro mundo! A única coisa diferente é que os banheiros químicos daqui tem tipo uma descarga. Que, na verdade, é uma "carga" de desinfetante que é jogada quando você aciona a alavanca. Interessante. E é um adianto.
Lixo: no fim do evento, milhares de copos jogados no chão, em meio à lama, grama, nojeira.
Área VIP: era um espaço na frente do palco, meio inexplicável, porque tinha gente com cara de gente normal, de "não importante". Depois, apenas, vim a saber com um brasileiro, que era só encher o saco de um cara na entrada dessa área, do segurança e sei lá de quem...esperar, esperar....e depois, safava-se a pulseirinha e virava VIP. PQP, né?! Tá de saca!
Transporte: Para ir, acho que tudo funcionou bem. Mas, como o ônibus era papo de 3 e poucas libras, AMÉM. Pernas pra que te quero! Caminhadinha de 40/45 minutos chuchu beleza. Na volta?! Apesar da instrução dos organizadores, sobre qual o melhor portão optar, os ônibus e a rua estavam abarrotados. Previsível e acho que sem ter pra onde fugir mesmo. Acaba o último show e nego já começa a expulsar a galera. Isso tudo por volta de 23h e pouca! Muita gente acaba voltando a pé mesmo!
Policiamento: Muitos policiais nas redondezas; sem muitos problemas. Eles também pareciam meio folgados e, numa hora, só sairam do carro, por exemplo, quando uma discussão já tinha acabado (e os malucos briguentos se distanciado dos outros briguentos).
Shows: foram demais! Foo fighters e Florence, os mais esperados, corresponderam. Mas o Dave não tocou bateria, como fez em São Paulo, logo, uma perda. Black Keys foi muito bom também...conhecia poucas músicas, mas mesmo as desconhecidas foram muito legais! Vou me dedicar mais à banda. No segundo dia, a surpresa foi por conta de Rodrigo y Gabriela. Já conhecia porque um francês que mora com o Miguel me mostrou. Mas o show foi BIZARRO de bom. Dá uma olhada: http://www.youtube.com/watch?v=l-qgum7hFXk
Bem, o próximo post vai ser sobre o tour que fiz no último dia, com destino à famosa Calçada do Gigante, ou Giants Causeway.
Beijo!



Nenhum comentário:
Postar um comentário